SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Mudanças antropológicas decorrentes do uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS)A literatura infantil no processo de alfabetização: construção do estado de conhecimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ROSSATO, Maristela; RAMOS, Wilsa Maria  e  MACIEL, Diva Maria Albuquerque. Subjetividade e interação nos fóruns online: reflexões sobre a permanência em educação a distância. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.400-430. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3740.

Este artigo foi desenvolvido com objetivo de produzir indicadores que possam melhorar a funcionalidade dos fóruns onlinee contribuir numa maior permanência dos estudantes da Educação a Distância. Foi realizada uma análise, orientada pela Epistemologia Qualitativa, dos processos subjetivos e interacionais produzidos nos fóruns de apresentação e fóruns temáticos de duas disciplinas de formação pedagógica -(1) Estratégias de Ensino e Aprendizagem e (2) A Psicologia e a Construção do Conhecimento-ofertadasnos cursos de Licenciatura em Teatro, Música e Artes Visuais, UAB/UnB. As informações produzidas apontam para a necessidade de reconhecimento e valorização do estudante como sujeito na aprendizagem, a consolidação da presença pedagógica do tutor, a valorização dos fóruns como espaços de aprendizagem e a produção de espaços sociais de pertencimento.

Palavras-chave : Fóruns Online; Educação a Distância; Permanência; Subjetividade; Interação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )