SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A literatura infantil no processo de alfabetização: construção do estado de conhecimentoPaulo Freire e a diversidade cultural: um humanismo político-pedagógico para a transculturalidade na educação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

CONTE, Isaura Isabel  e  WESCHENFELDER, Noeli Valentina. Possibilidades de construção da igualdade de gênero no campo. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.446-461. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.2165.

A construção da igualdade de gênero no campo remete a um olhar para a trajetória das mulheres camponesas e como elas se colocaram na história, visto que, por muito tempo, foram fortemente estereotipadas e ainda mais inferiorizadas, se comparadas às demais. Neste estudo, buscamos mostrar possibilidades da construção da igualdade de gênero, via contribuição do feminismo, a partir de pesquisas realizadas no Movimento de Mulheres Camponesas (MMC/RS). Para tanto, realizamos estudos teóricos, análises documentais e entrevistas com militantes e dirigentes do Movimento. Consideramos que o feminismo é algo bastante recente em se tratando do encontro com as pautas da luta camponesa, entretanto tem contribuído significativamente na luta pela libertação das mulheres. Destacamos, também, que os aprendizados e a força exercida pelo coletivo em movimento foram e estão sendo fundamentais na luta por maior igualdade entre mulheres e homens, considerando a sociedade classista e patriarcal.

Palavras-chave : Mulheres Camponesas; Igualdade; Feminismo; Desafios.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )