SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Possibilidades de construção da igualdade de gênero no campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

PEROZA, Juliano; SILVA, Camila Pompeu da  e  AKKARI, Abdeljalil. Paulo Freire e a diversidade cultural: um humanismo político-pedagógico para a transculturalidade na educação. Rev. Reflex [online]. 2013, vol.21, n.2, pp.462-482. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v21i2.3208.

Nesse artigo, buscamos relacionar as reflexões de Paulo Freire, enquanto pensador humanista, à questão da diversidade cultural. Primeiramente, exploramos o caráter humanista no seu pensamento, relacionando sua proposta às práticas pedagógicas que valorizam a multiculturalidade. Na segunda parte, abordamos as reflexões de Freire à respeito da cultura depois do exílio, ou seja, como ele construiu seu discurso político-pedagógico a partir de uma leitura própria, diante das outras culturas. Para finalizar, refletimos sobre sua contribuição à educação transcultural, a partir da relação com cinco conceitos centrais: os Círculos de (inter) Cultura, o Método Dialético, o Diálogo, a Consciência Crítica e as Palavras Geradoras.

Palavras-chave : Paulo Freire; Diversidade Cultural; Humanismo Crítico; Transculturalidade; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )