SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1La música en tiempos de cambios: una reflexión acerca de su papel en la educaciónPara una escucha libre índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

RICHTER, Sandra  y  BOURSCHEID, Clarice de Campos. Encontros estéticos/poéticos entre música e bebês na creche. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.32-58. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0032.

O ensaio aborda a intimidade entre as dimensões estética e poética da linguagem no contexto da creche para propor uma escuta fenomenológica dos encontros entre adultos e bebês com a experiência da música como ação lúdica do corpo expressivo no mundo. Ao considerar que sem estética a vida carece de sabor assim como sem poética carece de sentido, parte da compreensão merleaupontiana do corpo sensível como fonte primeira de significação para afirmar a inseparabilidade entre sensível e inteligível na ação de aprender a co-existir. A intenção educacional é reivindicar outra racionalidade para resistir à tendência simplificadora nos encontros entre adultos e bebês com a pluralidade nos modos de interagir em linguagem. Para tanto, pensa o acontecimento estético e poético - no sentido dos termos aisthesis e poiésis - do vínculo da sonoridade e do silêncio com a vida tomando como ponto de partida reflexivo não o que o bebê faz e sim como vivencia o que faz nos encontros musicais na creche. O estudo permite afirmar a potência vital e lúdica do corpo expressivo sentir a si próprio e ao mundo na pluralidade dos modos de estar em linguagem que dinamizam a vida cotidiana do agir, produzir, criar, fazer.

Palabras clave : Educação de Bebês; Linguagem; Música; Estética; Poética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )