SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A música em tempos de mudança: reflexão acerca de seu papel na educaçãoPor uma escuta livre índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

RICHTER, Sandra  e  BOURSCHEID, Clarice de Campos. Encontros estéticos/poéticos entre música e bebês na creche. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.32-58. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0032.

O ensaio aborda a intimidade entre as dimensões estética e poética da linguagem no contexto da creche para propor uma escuta fenomenológica dos encontros entre adultos e bebês com a experiência da música como ação lúdica do corpo expressivo no mundo. Ao considerar que sem estética a vida carece de sabor assim como sem poética carece de sentido, parte da compreensão merleaupontiana do corpo sensível como fonte primeira de significação para afirmar a inseparabilidade entre sensível e inteligível na ação de aprender a co-existir. A intenção educacional é reivindicar outra racionalidade para resistir à tendência simplificadora nos encontros entre adultos e bebês com a pluralidade nos modos de interagir em linguagem. Para tanto, pensa o acontecimento estético e poético - no sentido dos termos aisthesis e poiésis - do vínculo da sonoridade e do silêncio com a vida tomando como ponto de partida reflexivo não o que o bebê faz e sim como vivencia o que faz nos encontros musicais na creche. O estudo permite afirmar a potência vital e lúdica do corpo expressivo sentir a si próprio e ao mundo na pluralidade dos modos de estar em linguagem que dinamizam a vida cotidiana do agir, produzir, criar, fazer.

Palavras-chave : Educação de Bebês; Linguagem; Música; Estética; Poética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )