SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1For a free listeningSongs and learning in early childhood education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

GOMES, Érica Dias. Reflexões sobre o não dito na educação musical: um espaço a ser ocupado pela música contemporânea. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.78-94. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0078.

A educação musical formal no Brasil tem privilegiado o repertório do período de prática comum, em detrimento de composições de outros contextos. Este trabalho visa refletir sobre esta predominância, questionando a ausência específica da produção contemporânea no ensino formal. Foi realizada revisão teórica, abordando relações entre a história da educação musical brasileira e a consolidação deste tipo de repertório, além de alguns apontamentos sobre produções musicais contemporâneas e características da contemporaneidade. Desta forma, aponta-se para a importância da presença da música erudita contemporânea enquanto possibilidade de articular a necessidade de ampliação de repertório com o desenvolvimento da musicalidade em um aspecto mais amplo, a partir das relações entre as múltiplas tendências estéticas na construção musical.

Keywords : Música Contemporânea; Educação e Cultura; Ensino de Música; Música e Formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )