SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Para una escucha libreCanciones y aprendizajes en educación inicial índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

GOMES, Érica Dias. Reflexões sobre o não dito na educação musical: um espaço a ser ocupado pela música contemporânea. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.78-94. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0078.

A educação musical formal no Brasil tem privilegiado o repertório do período de prática comum, em detrimento de composições de outros contextos. Este trabalho visa refletir sobre esta predominância, questionando a ausência específica da produção contemporânea no ensino formal. Foi realizada revisão teórica, abordando relações entre a história da educação musical brasileira e a consolidação deste tipo de repertório, além de alguns apontamentos sobre produções musicais contemporâneas e características da contemporaneidade. Desta forma, aponta-se para a importância da presença da música erudita contemporânea enquanto possibilidade de articular a necessidade de ampliação de repertório com o desenvolvimento da musicalidade em um aspecto mais amplo, a partir das relações entre as múltiplas tendências estéticas na construção musical.

Palabras clave : Música Contemporânea; Educação e Cultura; Ensino de Música; Música e Formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )