SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Reflexiones sobre el repertorio en la educación musical: la importáncia de las músicas contemporáneasMediando las escuchas musicais de los jóvenes: uma proposta para la educación musical em la escuela regular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

MENDIVIL, Luzmila. Canções e aprendizagens na educação infantil. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.95-121. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0095.

O artigo apresenta resultados parciais de uma análise crítica de canções coletadas em uma escola infantil estadual, localizada na região metropolitana de Lima. A partir da consideração das canções como discursos, revela a função das mesmas na educação infantil. Também apresenta análises de dados sobre as canções religiosas e das canções como formas de regulação da conduta de crianças, coletadas no trabalho de campo. A análise evidencia o uso instrumental das canções na prática educativa cotidiana, chegando a constituir-se como ferramentas de controle simbólico ao constituir uma forma mascarada de exercer poder sobre as crianças.

Palabras clave : Educação Infantil; Canções e Discursos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )