SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Reflexões sobre o não dito na educação musical: um espaço a ser ocupado pela música contemporâneaMediando as escutas musicais dos jovens: uma proposta para a educação musical na escola regular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MENDIVIL, Luzmila. Canções e aprendizagens na educação infantil. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.95-121. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0095.

O artigo apresenta resultados parciais de uma análise crítica de canções coletadas em uma escola infantil estadual, localizada na região metropolitana de Lima. A partir da consideração das canções como discursos, revela a função das mesmas na educação infantil. Também apresenta análises de dados sobre as canções religiosas e das canções como formas de regulação da conduta de crianças, coletadas no trabalho de campo. A análise evidencia o uso instrumental das canções na prática educativa cotidiana, chegando a constituir-se como ferramentas de controle simbólico ao constituir uma forma mascarada de exercer poder sobre as crianças.

Palavras-chave : Educação Infantil; Canções e Discursos.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )