SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Inventário de uma (des)educação musicalAções formativas no Projeto de Extensão Serelepe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

BATISTA, Bruno Nunes  e  ALMEIDA, Fabio Chang de. Construindo competências em geografia e história utilizando músicas na sala de aula. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.168-188. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0168.

Como alicerce para a aproximação da escola como um mundo de possibilidades encontradas na realidade, a música é um dos instrumentos de eficácia pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem contemporâneos. Com base nesse pressuposto, o presente artigo busca analisar as possibilidades de utilização de músicas em sala de aula e seu potencial para o desenvolvimento de habilidades e competências nas Ciências Humanas. Para tal, sugere-se um conjunto de atividades para serem aplicadas nas aulas de Geografia e História a partir da contextualização de letras de músicas relacionadas a temas das humanidades, buscando assim a criação de situações diferenciadas de aprendizagem e construção do conhecimento.

Palavras-chave : Geography and History Teaching; Music in The Classroom; Knowledge Construction.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )