SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1Formative actions in the Extension Project SerelepeThe childhood schooling: notes of the practice pedagogycal an teacher in the garden of childhood "Getúlio Vargas" author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

MANTOVANI, Ana Margô; SANTOS, Bettina Steren; SPAGNOLO, Carla  and  MULLER, César Augusto. As tecnologias da informação e da comunicação como mediadoras no processo de formação docente: um recorte nos grupos de trabalho da ANPED - 2009 a 2012. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.203-222. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0203.

Este texto apresenta uma reflexão acerca da formação do educador, mediada pelo uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s), com enfoque nas discussões realizadas nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Para tal, buscou-se evidenciar como as TIC´s são contempladas nos Grupos de Trabalho Formação de Educadores (GT8), Currículo (GT12) e Educação, Comunicação e Tecnologia (GT 16), entre a 32ª e 35ª reuniões (2009 a 2012). A partir de um recorte desses trabalhos, constata-se que a disseminação do uso das TIC´s encontra maior concentração no GT16, que focaliza a importância da formação docente para a apropriação das TIC´s no processo de aprender e ensinar. Entende-se que a vivência de experiências de aprendizagem com o uso das TIC´s, no processo de formação do educador, é uma condição necessária para que este desenvolva competências e habilidades que permitam construir práticas pedagógicas em congruência com estas tecnologias.

Keywords : Formação Docente; TIC´s; ANPED.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )