SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Ações formativas no Projeto de Extensão SerelepeA escolarização da infância: notas sobre a prática pedagógica de uma professora no jardim da infância "Getúlio Vargas" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

MANTOVANI, Ana Margô; SANTOS, Bettina Steren; SPAGNOLO, Carla  e  MULLER, César Augusto. As tecnologias da informação e da comunicação como mediadoras no processo de formação docente: um recorte nos grupos de trabalho da ANPED - 2009 a 2012. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.203-222. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0203.

Este texto apresenta uma reflexão acerca da formação do educador, mediada pelo uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC´s), com enfoque nas discussões realizadas nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). Para tal, buscou-se evidenciar como as TIC´s são contempladas nos Grupos de Trabalho Formação de Educadores (GT8), Currículo (GT12) e Educação, Comunicação e Tecnologia (GT 16), entre a 32ª e 35ª reuniões (2009 a 2012). A partir de um recorte desses trabalhos, constata-se que a disseminação do uso das TIC´s encontra maior concentração no GT16, que focaliza a importância da formação docente para a apropriação das TIC´s no processo de aprender e ensinar. Entende-se que a vivência de experiências de aprendizagem com o uso das TIC´s, no processo de formação do educador, é uma condição necessária para que este desenvolva competências e habilidades que permitam construir práticas pedagógicas em congruência com estas tecnologias.

Palavras-chave : Formação Docente; TIC´s; ANPED.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )