SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1The information technology and communication as mediators in the process of teaching: a cut in working groups of ANPED - 2009 to 2012A study of the potentialities of mathematics teaching and learning mediated by the information and communication technologies author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SOUZA, José Edimar de  and  CONCEICAO, Caroline Machado Cortelini. A escolarização da infância: notas sobre a prática pedagógica de uma professora no jardim da infância "Getúlio Vargas". Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.223-246. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0223.

Este estudo investiga fragmentos de memórias sobre as práticas pedagógicas da professora Maria Gersy Höher Thiesen, primeira professora do pioneiro jardim da infância "GetúlioVargas", implantado em 1942, na região de Lomba Grande, espaço rural de Novo Hamburgo/RS. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas sob o referencial teórico da História Cultural. A análise enfatiza as práticas de escolarização, focalizando como foram seus primeiros tempos de professora e a dimensão das memórias das práticas pedagógicas desenvolvidas no jardim de infância. Destaca-se no conjunto de análise que mesmo à margem da cidade, em Novo Hamburgo/RS, na década de 1940, em Lomba Grande havia um jardim de infância e que as práticas estabelecidas por esta professora não se diferenciavam muito das metodologias usuais deste período. Constatou-se ainda a influência que a corrente pedagógica desta época impregnada pelo nacionalismo e o sentido vocacional como característica de sua prática docente.

Keywords : Memória; Ensino Rural; Prática pedagógica; Jardim de Infância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )