SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1La tecnología de la información y la comunicación como mediadores en el proceso de formación del educador: un corte en grupos de trabajo de ANPED - 2009 a 2012Un estudio de las potencialidades de la enseñanza y aprendizaje de matemática mediada por las tecnologías de la información y comunicación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SOUZA, José Edimar de  y  CONCEICAO, Caroline Machado Cortelini. A escolarização da infância: notas sobre a prática pedagógica de uma professora no jardim da infância "Getúlio Vargas". Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.223-246. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0223.

Este estudo investiga fragmentos de memórias sobre as práticas pedagógicas da professora Maria Gersy Höher Thiesen, primeira professora do pioneiro jardim da infância "GetúlioVargas", implantado em 1942, na região de Lomba Grande, espaço rural de Novo Hamburgo/RS. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas sob o referencial teórico da História Cultural. A análise enfatiza as práticas de escolarização, focalizando como foram seus primeiros tempos de professora e a dimensão das memórias das práticas pedagógicas desenvolvidas no jardim de infância. Destaca-se no conjunto de análise que mesmo à margem da cidade, em Novo Hamburgo/RS, na década de 1940, em Lomba Grande havia um jardim de infância e que as práticas estabelecidas por esta professora não se diferenciavam muito das metodologias usuais deste período. Constatou-se ainda a influência que a corrente pedagógica desta época impregnada pelo nacionalismo e o sentido vocacional como característica de sua prática docente.

Palabras clave : Memória; Ensino Rural; Prática pedagógica; Jardim de Infância.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )