SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1As tecnologias da informação e da comunicação como mediadoras no processo de formação docente: um recorte nos grupos de trabalho da ANPED - 2009 a 2012Um estudo das potencialidades do ensino-aprendizagem de matemática mediado pelas tecnologias de informação e comunicação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SOUZA, José Edimar de  e  CONCEICAO, Caroline Machado Cortelini. A escolarização da infância: notas sobre a prática pedagógica de uma professora no jardim da infância "Getúlio Vargas". Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.223-246. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0223.

Este estudo investiga fragmentos de memórias sobre as práticas pedagógicas da professora Maria Gersy Höher Thiesen, primeira professora do pioneiro jardim da infância "GetúlioVargas", implantado em 1942, na região de Lomba Grande, espaço rural de Novo Hamburgo/RS. A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semi-estruturadas sob o referencial teórico da História Cultural. A análise enfatiza as práticas de escolarização, focalizando como foram seus primeiros tempos de professora e a dimensão das memórias das práticas pedagógicas desenvolvidas no jardim de infância. Destaca-se no conjunto de análise que mesmo à margem da cidade, em Novo Hamburgo/RS, na década de 1940, em Lomba Grande havia um jardim de infância e que as práticas estabelecidas por esta professora não se diferenciavam muito das metodologias usuais deste período. Constatou-se ainda a influência que a corrente pedagógica desta época impregnada pelo nacionalismo e o sentido vocacional como característica de sua prática docente.

Palavras-chave : Memória; Ensino Rural; Prática pedagógica; Jardim de Infância.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )