SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1Escolarización de niños: notas sobre la práctica de la enseñanza de una maestra el jardín de la infancia "Getúlio Vargas" índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

FRUET, Fabiane Sarmento Oliveira; KINAST, Éder Julio  y  KIPPER, Daiane. Um estudo das potencialidades do ensino-aprendizagem de matemática mediado pelas tecnologias de informação e comunicação. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.247-272. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0247.

Neste trabalho, os professores de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada em Santa Cruz do Sul-RS, foram investigados se e como estão utilizando as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) em seu fazer pedagógico nas séries finais do ensino fundamental e também se há uma formação inicial ou continuada desses docentes em relação às TIC na educação. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à integração das TIC no ensino-aprendizagem, especialmente, da Matemática. A segunda parte deste estudo se deu por meio da visitação a essa instituição, como também através de entrevistas semiabertas com os professores pesquisados, a fim de constatar os métodos adotados pelos professores de Matemática para a integração das TIC nas aulas de Matemática e a sua atualização para o uso das mesmas. Ao realizar a pesquisa, percebeu-se que apenas um dos docentes pesquisados utiliza as TIC, para potencializar o ensino da Matemática, como também busca a atualização para o uso das mesmas. A partir desses dados, constatou-se a necessidade da atualização dos professores das séries finais do ensino fundamental para a utilização das TIC no ensino da Matemática, pois a escola possui recursos adequados para um ensino mediado pelas tecnologias. Nesse sentido, é necessário buscar em conjunto com a gestão, um planejamento pedagógico voltado para o uso das TIC na prática docente

Palabras clave : Tecnologias de Informação e Comunicação; Ensino-aprendizagem; Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )