SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1A escolarização da infância: notas sobre a prática pedagógica de uma professora no jardim da infância "Getúlio Vargas" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

FRUET, Fabiane Sarmento Oliveira; KINAST, Éder Julio  e  KIPPER, Daiane. Um estudo das potencialidades do ensino-aprendizagem de matemática mediado pelas tecnologias de informação e comunicação. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.1, pp.247-272. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i1.0247.

Neste trabalho, os professores de Matemática da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, situada em Santa Cruz do Sul-RS, foram investigados se e como estão utilizando as tecnologias da informação e da comunicação (TIC) em seu fazer pedagógico nas séries finais do ensino fundamental e também se há uma formação inicial ou continuada desses docentes em relação às TIC na educação. Primeiramente, foi realizado um levantamento bibliográfico referente à integração das TIC no ensino-aprendizagem, especialmente, da Matemática. A segunda parte deste estudo se deu por meio da visitação a essa instituição, como também através de entrevistas semiabertas com os professores pesquisados, a fim de constatar os métodos adotados pelos professores de Matemática para a integração das TIC nas aulas de Matemática e a sua atualização para o uso das mesmas. Ao realizar a pesquisa, percebeu-se que apenas um dos docentes pesquisados utiliza as TIC, para potencializar o ensino da Matemática, como também busca a atualização para o uso das mesmas. A partir desses dados, constatou-se a necessidade da atualização dos professores das séries finais do ensino fundamental para a utilização das TIC no ensino da Matemática, pois a escola possui recursos adequados para um ensino mediado pelas tecnologias. Nesse sentido, é necessário buscar em conjunto com a gestão, um planejamento pedagógico voltado para o uso das TIC na prática docente

Palavras-chave : Tecnologias de Informação e Comunicação; Ensino-aprendizagem; Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )