SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Paradigms of education of the field: a view from the post-colonial studies latin americanRural school in the state of Rio Grande do Sul and the need to democratize the basic education development index author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

FRANCISCO, Marcos Vinicius  and  ALANIZ, Erika Porceli. Interfaces entre a educação do campo e a disciplina de educação física escolar. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.39-67. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0039.

Por meio da revisão de literatura, buscou-se compreender como a proposição e prática da Educação do campo ensejada pelos movimentos sociais camponeses têm impactado a produção teórica na área da formação de professores de Educação Física. Buscou-se discutir se a formação de professores para atuar nessa área tem considerado a especificidade que requer o trabalho educativo no campo. Para tanto procedeu-se pelo levantamento de artigos científicos, produzidos no período entre 2004-2014 nas bases de dados do Scielo e do Lilacs. Os resultados encontrados apontam uma produção incipiente sobre o tema, sobretudo diante dos modelos de formação de professores da área de Educação Física, os quais estão atrelados cada vez mais à lógica do mercado e a uma concepção biologicista de homem. Há um excesso de lacunas que necessitam ser preenchidas na formação em Educação Física, a fim de que os futuros professores consigam perceber o seu papel no trato com as manifestações da cultura corporal na Educação do campo.

Keywords : Educação do Campo; Formação de Professores; Educação Física; Revisão da Literatura.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )