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Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

FRANCISCO, Marcos Vinicius  y  ALANIZ, Erika Porceli. Interfaces entre a educação do campo e a disciplina de educação física escolar. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.39-67. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0039.

Por meio da revisão de literatura, buscou-se compreender como a proposição e prática da Educação do campo ensejada pelos movimentos sociais camponeses têm impactado a produção teórica na área da formação de professores de Educação Física. Buscou-se discutir se a formação de professores para atuar nessa área tem considerado a especificidade que requer o trabalho educativo no campo. Para tanto procedeu-se pelo levantamento de artigos científicos, produzidos no período entre 2004-2014 nas bases de dados do Scielo e do Lilacs. Os resultados encontrados apontam uma produção incipiente sobre o tema, sobretudo diante dos modelos de formação de professores da área de Educação Física, os quais estão atrelados cada vez mais à lógica do mercado e a uma concepção biologicista de homem. Há um excesso de lacunas que necessitam ser preenchidas na formação em Educação Física, a fim de que os futuros professores consigam perceber o seu papel no trato com as manifestações da cultura corporal na Educação do campo.

Palabras clave : Educação do Campo; Formação de Professores; Educação Física; Revisão da Literatura.

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