SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Interfaces entre la educación rural y la disciplina de la educación física escolarCuestión agrária, educación rural y los proyectos en disputa índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

PALUDO, Conceição  y  VITORIA, Fernando Bilhalva. Escolas no campo no estado do Rio Grande do Sul e a necessidade de democratização do índice de desenvolvimento da educação básica. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.68-93. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0068.

Este artigo integra a pesquisa realizada na Região Sul do Brasil, núcleo em rede, vinculada ao Observatório da Educação. O objetivo foi o de analisar, nas escolas no campo, os aspectos associados ao baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Tiveram-se como centralidade os dados oficiais e as dez escolas públicas de menor IDEB. O que socializamos é a pesquisa realizada no núcleo do Estado do Rio Grande do Sul (RS). A abordagem teórico-metodológica é vinculada ao Materialismo Histórico Dialético, com Análise de Conteúdo. São explicitadas e analisadas as problemáticas relacionadas ao baixo IDEB pelas escolas no campo e indicados aspectos a serem considerados na avaliação da educação pelo IDEB. Concluiu-se que as escolas, embora não se posicionem contrariamente ao IDEB, indicam a necessidade de sua democratização.

Palabras clave : IDEB; Educação do Campo; Democratização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )