SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Escuelas del campo en el estado de Rio Grande do Sul y la necesidad de democratización del índice de desarrollo de la educación básicaDesafío a ser un maestro en la escuela rural: el contexto de la casa familiar rural Santo Agostinho índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

OLIVEIRA, Marcos Antonio de  y  DALMAGRO, Sandra Luciana. A questão agrária, a educação do campo e os projetos em disputa. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.94-119. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0094.

O artigo tem por base a análise da questão agrária brasileira, a partir da qual são expostas e analisadas diferentes e mesmo opostas perspectivas de apreender a chamada Educação do Campo. Considerando ainda as políticas do Estado e as teses defendidas tanto pelos integrantes do Movimento de Educação do Campo quanto pela academia, demonstra-se a existência de pelo menos três concepções de Educação do Campo, concluindo pela expansão e hegemonização da perspectiva ditada pelo capital, via Estado. Esta hegemonia realiza-se em sintonia com o predomínio da forma capitalista de produção e ainda pela apropriação e deturpação das propostas outras do Movimento pela Educação do Campo que apontam para além da ordem social atual.

Palabras clave : Educação do Campo; Questão Agrária; Luta de Classes.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )