SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Escolas no campo no estado do Rio Grande do Sul e a necessidade de democratização do índice de desenvolvimento da educação básicaO desafio de ser professor na escola do campo: o contexto da casa familiar rural Santo Agostinho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

OLIVEIRA, Marcos Antonio de  e  DALMAGRO, Sandra Luciana. A questão agrária, a educação do campo e os projetos em disputa. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.94-119. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0094.

O artigo tem por base a análise da questão agrária brasileira, a partir da qual são expostas e analisadas diferentes e mesmo opostas perspectivas de apreender a chamada Educação do Campo. Considerando ainda as políticas do Estado e as teses defendidas tanto pelos integrantes do Movimento de Educação do Campo quanto pela academia, demonstra-se a existência de pelo menos três concepções de Educação do Campo, concluindo pela expansão e hegemonização da perspectiva ditada pelo capital, via Estado. Esta hegemonia realiza-se em sintonia com o predomínio da forma capitalista de produção e ainda pela apropriação e deturpação das propostas outras do Movimento pela Educação do Campo que apontam para além da ordem social atual.

Palavras-chave : Educação do Campo; Questão Agrária; Luta de Classes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )