SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2A questão agrária, a educação do campo e os projetos em disputaAs dimensões epistêmico-políticas da educação do campo em perspectiva Latino-Americana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

BERNARDI, Luci T M dos Santos; PELINSON, Nadia Cristina Picinini  e  SANTIN, Rosemeri. O desafio de ser professor na escola do campo: o contexto da casa familiar rural Santo Agostinho. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.120-142. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0120.

Com o fortalecimento dos movimentos sociais do campo, a Educação do Campo emergiu como crítica à realidade da educação brasileira, em específico à situação educacional desses ato- res coletivos, promovendo uma proposta de educação com envolvimento da comunidade e das famílias no processo educativo. Emerge, assim, um modelo pedagógico inovador, a Pedagogia da Alternância, que busca desenvolver e criar formas alternativas de produção de conheci- mento que vão além dos muros da escola e mobilizam uma nova dinâmica social e cultural, identificando o campo como um espaço-território onde trabalhadores produzem a sua vida de distintas formas. O objetivo deste artigo consiste em, a partir da consideração desses novos olhares sobre a educação, refletir acerca das tensões e dos desafios enfrentados pelos professores/monitores no cotidiano dos processos educativos do campo, a partir da experiência da Casa Familiar Rural Santo Agostinho, em Quilombo, SC, Brasil.

Palavras-chave : Professor/monitor; Pedagogia da Alternância; Casa Familiar Rural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )