SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2O desafio de ser professor na escola do campo: o contexto da casa familiar rural Santo AgostinhoDe projetos de ensino a pesquisa: práticas vivenciadas em uma escola no/do campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

BARBOSA, Lia Pinheiro. As dimensões epistêmico-políticas da educação do campo em perspectiva Latino-Americana. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.143-169. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0143.

O novo milênio expressa múltiplas experiências de resistências na América Latina, oriundas da ação política de movimentos sociais indígenas, camponeses e afrodescendentes, que primam por consolidar projetos políticos de caráter emancipatório. No âmbito destes projetos, a educação emerge como uma categoria fundamental, compreendida como espaço de que se derivam outras linguagens que ressignificam o político, o social e o cultural na correlação de forças entre sociedade civil e Estado. O presente escrito objetiva aprofundar esta reflexão com a experiência da Educação do Campo como projeto histórico-político protagonizado pelos movimentos sociais camponeses no Brasil. Para tanto, serão destacadas as dimensões epistêmico-políticas da Educação do Campo e sua articulação com uma leitura histórico- crítica da realidade do campo no Brasil, fundamental na gênese de uma outra episteme e de uma nova cultura política entre os sujeitos do campo. Igualmente, serão demostrados os pontos de inflexão da Educação do Campo no contexto da luta política latino-americana.

Palavras-chave : Educação do Campo; Episteme; Movimentos Sociais; Projeto Político; América Latina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )