SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Las dimensiones epistêmico-políticas de la educación del campo en perspectiva LatinoamericanaEducación del campo y política de educación brasileña: aproximación y distanciamento en la realidad local índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; OLIVEIRA, Sandra Mara Lemos de  y  PANIAGO, Josenilde Nogueira. De projetos de ensino a pesquisa: práticas vivenciadas em uma escola no/do campo. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.170-194. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0170.

Este estudo trata de uma investigação realizada com professores de uma escola da rede pública, localizada no campo, município de Água Boa, Mato Grosso, com a intenção de buscar novas alternativas para a prática de ensino na escola, por meio da realização colaborativa de projetos e pesquisa como alternativa pedagógica. De abordagem qualitativa, a investigação desenvolveu-se por meio do estudo de referenciais que discutem a pesquisa na formação e prática docente, Educação no/do Campo e da realização de projetos de ensino e pesquisas com e pelos professores. O trabalho possibilitou estreitar as relações entre a escola e a comunidade, articular os conhecimentos teóricos estudados na escola e a vida dos alunos do campo, apontando a necessidade da formação teórico-metodológica com envolvimento coletivo dos docentes e políticas públicas que favoreçam o surgimento de condições para novas práticas de ensino na escola no/do campo pelo viés da pesquisa.

Palabras clave : Prática de Ensino no Campo; Projeto de Ensino; Pesquisa; Vida no Campo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )