SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2As dimensões epistêmico-políticas da educação do campo em perspectiva Latino-AmericanaEducação do campo e politica educacional brasileira: aproximações e distanciamentos na realidade local índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

PANIAGO, Rosenilde Nogueira; OLIVEIRA, Sandra Mara Lemos de  e  PANIAGO, Josenilde Nogueira. De projetos de ensino a pesquisa: práticas vivenciadas em uma escola no/do campo. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.170-194. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0170.

Este estudo trata de uma investigação realizada com professores de uma escola da rede pública, localizada no campo, município de Água Boa, Mato Grosso, com a intenção de buscar novas alternativas para a prática de ensino na escola, por meio da realização colaborativa de projetos e pesquisa como alternativa pedagógica. De abordagem qualitativa, a investigação desenvolveu-se por meio do estudo de referenciais que discutem a pesquisa na formação e prática docente, Educação no/do Campo e da realização de projetos de ensino e pesquisas com e pelos professores. O trabalho possibilitou estreitar as relações entre a escola e a comunidade, articular os conhecimentos teóricos estudados na escola e a vida dos alunos do campo, apontando a necessidade da formação teórico-metodológica com envolvimento coletivo dos docentes e políticas públicas que favoreçam o surgimento de condições para novas práticas de ensino na escola no/do campo pelo viés da pesquisa.

Palavras-chave : Prática de Ensino no Campo; Projeto de Ensino; Pesquisa; Vida no Campo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )