SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Educação do campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores: reflexões sobre o Pronera e o ProcampoO dia a dia do processo ensino-aprendizagem das escolas do campo: caminhos para o processo de reconstrução curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

LEITE, Valter de Jesus. Escola itinerante do MST Paraná: uma análise sobre a relação trabalho e educação. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.254-277. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0254.

Objetiva-se neste artigo compreender como a Escola Itinerante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra - MST, diante da complexa atualidade apresentada no mundo do trabalho e suas múltiplas influências sobre a educação escolar, associa às contradições expressas na realidade para acumular conhecimentos e incorporar o trabalho como referência no processo educativo. Dessa forma, a pesquisa apresenta uma análise desta prática de Educação do Campo no ano de 2012, a partir de entrevistas com educadores do MST e pesquisa de campo na Escola Itinerante. A análise demonstra uma notável relevância de suas práticas pedagógicas que propõem articular o trabalho humano aos conhecimentos escolares. Compreende-se que frente as limitações presentes, essas práticas demonstram iniciativas fecundas rumo à construção de uma nova forma de organização do trabalho didático-pedagógico, apresentando possibilidades de forjar táticas e estratégias na construção de uma pedagogia voltada para emancipação humana.

Palavras-chave : Escola Itinerante; Educação; Trabalho; Formação Humana.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )