SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Traveling school MST Parana: an analysis on the relationship work and educationField of education education or working class? Perspective of entrepreneurs, state and social movements organized author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

VIEIRA, Josimar de Aparecido  and  VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello. O dia a dia do processo ensino-aprendizagem das escolas do campo: caminhos para o processo de reconstrução curricular. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.278-298. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0278.

Este trabalho é parte integrante da dissertação de Mestrado intitulada "Elementos teórico-metodológicos para a reorientação do currículo em escolas do campo" defendida na Universidade de Passo Fundo. Teve como objetivo analisar a dinâmica do processo ensino-aprendizagem presente nas escolas do campo com a finalidade de apontar caminhos possíveis para o desenvolvimento do processo de reconstrução curricular. O estudo se desenvolveu numa abordagem qualitativa, utilizando-se da observação do cotidiano e entrevistas com professoras de uma escola pública localizada na Linha Tigre, município de Xaxim - SC. Buscou-se caracterizar a organização do ensino das escolas do campo, como se dá a relação pedagógica entre professor e aluno e como se caracterizam os conteúdos curriculares. Os resultados indicam que a sala de aula (e a escola) exigem novas posturas dos professores que se mantém preocupados com conteúdos dos livros didáticos num ritual pedagógico descontextualizado e distante das experiências práticas dos estudantes. Para reconstruir esta dinâmica serão necessários esforços para a introdução na escola de uma espécie de "pedagogia da sensibilização".

Keywords : Educação do Campo; Formação de Professor; Currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )