SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Escola itinerante do MST Paraná: uma análise sobre a relação trabalho e educaçãoEducação do campo ou educação da classe trabalhadora? A perspectiva do empresariado, do estado e dos movimentos sociais organizados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

VIEIRA, Josimar de Aparecido  e  VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello. O dia a dia do processo ensino-aprendizagem das escolas do campo: caminhos para o processo de reconstrução curricular. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.278-298. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0278.

Este trabalho é parte integrante da dissertação de Mestrado intitulada "Elementos teórico-metodológicos para a reorientação do currículo em escolas do campo" defendida na Universidade de Passo Fundo. Teve como objetivo analisar a dinâmica do processo ensino-aprendizagem presente nas escolas do campo com a finalidade de apontar caminhos possíveis para o desenvolvimento do processo de reconstrução curricular. O estudo se desenvolveu numa abordagem qualitativa, utilizando-se da observação do cotidiano e entrevistas com professoras de uma escola pública localizada na Linha Tigre, município de Xaxim - SC. Buscou-se caracterizar a organização do ensino das escolas do campo, como se dá a relação pedagógica entre professor e aluno e como se caracterizam os conteúdos curriculares. Os resultados indicam que a sala de aula (e a escola) exigem novas posturas dos professores que se mantém preocupados com conteúdos dos livros didáticos num ritual pedagógico descontextualizado e distante das experiências práticas dos estudantes. Para reconstruir esta dinâmica serão necessários esforços para a introdução na escola de uma espécie de "pedagogia da sensibilização".

Palavras-chave : Educação do Campo; Formação de Professor; Currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )