SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Educación campesina o educación de la clase obrera? La perspectiva de los empresarios, del estado y de los movimientos sociales organizadosPara leer, escribir y decir: maneras de ser maestra en el cotidiano de las escuelas de Lomba Grande/RS (1940/1950) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

RIBEIRO, Marlene. Educação rural: da expropriação dos saberes práticos do camponês à expropriação da terra. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.323-346. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0323.

O artigo aborda a relação entre trabalho na agricultura, na pesca, na pecuária ou na coleta, e a educação rural oferecida às populações camponesas, que rompe com esta relação e, deste modo, fortalece a separação entre cidade e campo, indispensável à sustentação do modo capitalista de produção. Pela grade curricular comum o Estado subordina a educação rural às mesmas diretrizes que normatizam a educação urbana, funcionando como um instrumento de controle das populações rurais e da ocupação da terra, meio essencial de produção. Nesse processo, a educação rural promove a expropriação dos saberes práticos do trabalho camponês, abrindo-se um caminho à expropriação da terra.

Palabras clave : Trabalho-Educação; Educação Rural; História da Educação Rural.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )