SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Educação do campo ou educação da classe trabalhadora? A perspectiva do empresariado, do estado e dos movimentos sociais organizadosPara ler, escrever e contar: modos de ser professora no cotidiano escolar de Lomba Grande/RS (1940/1950) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

RIBEIRO, Marlene. Educação rural: da expropriação dos saberes práticos do camponês à expropriação da terra. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.323-346. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0323.

O artigo aborda a relação entre trabalho na agricultura, na pesca, na pecuária ou na coleta, e a educação rural oferecida às populações camponesas, que rompe com esta relação e, deste modo, fortalece a separação entre cidade e campo, indispensável à sustentação do modo capitalista de produção. Pela grade curricular comum o Estado subordina a educação rural às mesmas diretrizes que normatizam a educação urbana, funcionando como um instrumento de controle das populações rurais e da ocupação da terra, meio essencial de produção. Nesse processo, a educação rural promove a expropriação dos saberes práticos do trabalho camponês, abrindo-se um caminho à expropriação da terra.

Palavras-chave : Trabalho-Educação; Educação Rural; História da Educação Rural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )