SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Educación rural: de la expropiación de los saberes prácticos de los campesinos a la expropiación de tierrasAprendizaje en la pedagogía de alternancia en la educación de campo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SOUZA, José Edimar de  y  GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. Para ler, escrever e contar: modos de ser professora no cotidiano escolar de Lomba Grande/RS (1940/1950). Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.347-370. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0347.

O objetivo é caracterizar os modos possíveis e inventados e (re) inventados para se constituir professor/a de classes multisseriadas no meio rural de Lomba Grande, bairro do município de Novo Hamburgo/RS, entre 1940 a 1950. Trata-se de um estudo de história da educação e, que se vale de análise documental e registros narrativos de professoras cuja trajetória docente se desenvolveu em escolas públicas municipais. A partir da década de 1940, houve um crescimento no número de escolas no município de Novo Hamburgo, efeito do êxodo rural e do contexto político daquele período, especialmente em regiões de colonização germânica. No conjunto da análise sob a ótica da história cultural evidencia-se o aspecto dos saberes adquiridos na prática, no fazer cotidiano e nas experiências culturais acumuladas pelos sujeitos. Os professores rememoraram que se valeram do exemplo dos seus mestres para planejar e conduzir suas aulas nos primeiros tempos de magistério. Nesse sentido, o modo possível para se constituir professor consistia em dominar os saberes mínimos do curso primário. Em função das dificuldades de se conseguir professor para área rural, a prática da indicação para "ensinar ler, escrever e contar" foi uma característica comum neste lugar. Além dos cursos e formações em serviço, a construção de uma cultura profissional se consolidou a partir das mediações entre os professores mais experientes com aqueles em início de carreira.

Palabras clave : Constituição Docente; Ensino Rural; Práticas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )