SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Educação rural: da expropriação dos saberes práticos do camponês à expropriação da terraAs aprendizagens na pedagogia da alternância e na educação do campo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SOUZA, José Edimar de  e  GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. Para ler, escrever e contar: modos de ser professora no cotidiano escolar de Lomba Grande/RS (1940/1950). Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.347-370. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0347.

O objetivo é caracterizar os modos possíveis e inventados e (re) inventados para se constituir professor/a de classes multisseriadas no meio rural de Lomba Grande, bairro do município de Novo Hamburgo/RS, entre 1940 a 1950. Trata-se de um estudo de história da educação e, que se vale de análise documental e registros narrativos de professoras cuja trajetória docente se desenvolveu em escolas públicas municipais. A partir da década de 1940, houve um crescimento no número de escolas no município de Novo Hamburgo, efeito do êxodo rural e do contexto político daquele período, especialmente em regiões de colonização germânica. No conjunto da análise sob a ótica da história cultural evidencia-se o aspecto dos saberes adquiridos na prática, no fazer cotidiano e nas experiências culturais acumuladas pelos sujeitos. Os professores rememoraram que se valeram do exemplo dos seus mestres para planejar e conduzir suas aulas nos primeiros tempos de magistério. Nesse sentido, o modo possível para se constituir professor consistia em dominar os saberes mínimos do curso primário. Em função das dificuldades de se conseguir professor para área rural, a prática da indicação para "ensinar ler, escrever e contar" foi uma característica comum neste lugar. Além dos cursos e formações em serviço, a construção de uma cultura profissional se consolidou a partir das mediações entre os professores mais experientes com aqueles em início de carreira.

Palavras-chave : Constituição Docente; Ensino Rural; Práticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )