SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Para ler, escrever e contar: modos de ser professora no cotidiano escolar de Lomba Grande/RS (1940/1950)Modelos de desenvolvimento: a reforma universitária no equador entre 1998-2014 e formação política das organizações de mulheres populares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

VERGUTZ, Cristina Luisa Bencke  e  CAVALCANTE, Ludmila Oliveira Holanda. As aprendizagens na pedagogia da alternância e na educação do campo. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.371-390. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0371.

O presente ensaio busca percorrer os caminhos do processo de ensino e aprendizagem da Pedagogia da Alternância tendo como referência a Educação do Campo na perspectiva da luta por uma educação no, do e com os sujeitos do campo, compreendendo este campo como espaço de vivências e relações específicas para a ação educativa. Apresenta a Pedagogia da Alternância na especificidade do Movimento CEFFA e como possibilidade para uma educação contextualizada e emergente do povo camponês, vinculada a movimentos sociais desde sua origem na França nos anos 30 e, em 1968 no Brasil, em comunhão com articulações educacionais e sociais populares. Busca aproximações conceituais da práxis da Pedagogia da Alternância a fim de perceber as singularidades das aprendizagens fortalecidas no movimento alternado potencializado por uma organização pedagógica embasada no diálogo problematizador de Paulo Freire, como também, na partilha e na horizontalidade de saberes

Palavras-chave : Pedagogia da Alternância; Educação do Campo; Aprendizagens.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )