SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Modelos de desenvolvimento: a reforma universitária no equador entre 1998-2014 e formação política das organizações de mulheres popularesO ensino de arte nas escolas públicas de Blumenau/SC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

HASHIZUME, Cristina Miyuki. Política e instituições: possíveis articulações teóricas. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.424-441. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0424.

O artigo discutirá teoricamente o conceito de política e a importância de uma redefinição do termo, problematizando as diferentes participações políticas da população brasileira, ao longo de nossa história. Propõe o resgate do sentido original e ético de política para revisitá-lo e propô-lo dentro de um novo paradigma ético-estético-político. Percorremos desde a Antiguidade grega até nossa atual democracia, de modo a refletir possibilidades de atuação, apesar de um passado político de pouca participação. O conceito de processo instituinte e micropolítico (da Análise Institucional) nos instrumentaliza a compreender as possibilidades de atuação diferentes, criativas e que escapam ao controle instituído.

Palavras-chave : Política; Micropolítica; Instituições; Ética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )