SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2Policy and institutions: possible joint theoryCurriculum in early childhood education fabric author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

RAUSCH, Rita Buzzi  and  KREISCH, Cristiane. O ensino de arte nas escolas públicas de Blumenau/SC. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.442-459. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0442.

O objetivo desse artigo foi identificar as concepções e práticas de ensino de Arte de professores de escolas públicas de Blumenau. O suporte teórico pautou-se em Fusari e Ferraz (2001); Barbosa (2003; 1997) e Oliveira (2001). De abordagem qualitativa, realizamos entrevistas com dez professores de Arte e observações da prática pedagógica de três professoras que demonstraram na entrevista aproximações com a perspectiva pós-moderna. Os resultados mostraram que, nas entrevistas, a maior parte dos professores afirma desenvolver práticas pedagógicas voltadas à concepção de ensino pós-moderna. Entretanto, nas observações, percebemos atividades com um sentido diferenciado da concepção enunciada. Os professores possuem práticas híbridas indicando que nelas está presente um leque de concepções de ensino. Embora todos partilharam de um mesmo ideal na vertente pós-moderna sustentada na Proposta Triangular, a prática não evidenciou tal propósito. Reforçamos a importância de inserir na licenciatura de Artes maior reflexões acerca dos processos de ensino e aprendizagem e a necessidade de formação continuada significativa para os professores em exercício.

Keywords : Ensino de Arte; Concepções e Práticas em Arte; Tendências de Ensino de Arte.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )