SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Política y escuela: posibles relaciones conceptualesPlan de estudios en tela de educación infantil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

RAUSCH, Rita Buzzi  y  KREISCH, Cristiane. O ensino de arte nas escolas públicas de Blumenau/SC. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.442-459. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0442.

O objetivo desse artigo foi identificar as concepções e práticas de ensino de Arte de professores de escolas públicas de Blumenau. O suporte teórico pautou-se em Fusari e Ferraz (2001); Barbosa (2003; 1997) e Oliveira (2001). De abordagem qualitativa, realizamos entrevistas com dez professores de Arte e observações da prática pedagógica de três professoras que demonstraram na entrevista aproximações com a perspectiva pós-moderna. Os resultados mostraram que, nas entrevistas, a maior parte dos professores afirma desenvolver práticas pedagógicas voltadas à concepção de ensino pós-moderna. Entretanto, nas observações, percebemos atividades com um sentido diferenciado da concepção enunciada. Os professores possuem práticas híbridas indicando que nelas está presente um leque de concepções de ensino. Embora todos partilharam de um mesmo ideal na vertente pós-moderna sustentada na Proposta Triangular, a prática não evidenciou tal propósito. Reforçamos a importância de inserir na licenciatura de Artes maior reflexões acerca dos processos de ensino e aprendizagem e a necessidade de formação continuada significativa para os professores em exercício.

Palabras clave : Ensino de Arte; Concepções e Práticas em Arte; Tendências de Ensino de Arte.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )