SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2O ensino de arte nas escolas públicas de Blumenau/SC índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

CAMPOS, Cristiane Elvira de Assis Oliveira. O currículo tecido na educação infantil. Rev. Reflex [online]. 2014, vol.22, n.2, pp.460-480. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v22i2.0460.

Este texto busca apresentar parte de uma pesquisa de mestrado em educação desenvolvida em uma Universidade Federal acerca de o que as professoras da Educação Infantil, de uma escola de educação em tempo integral, de uma cidade do Estado de Minas Gerais, narraram a respeito de temporalidades tecidas no currículo, com o foco na organização do tempo curricular, sendo elas coautoras na/da pesquisa. Temporalidades se referem às múltiplas formas de lidar com o tempo, ou seja, minha experiência no e com o tempo. Para a realização dessa pesquisa utilizei como aporte teórico-político-epistemológico-metodológico a pesquisa no/do/com o cotidiano. No findar da pesquisa, considero que as professoras inventaram o currículo no cotidiano da escola, compreendendo-o como algo que se tece com os fatos singulares e com a beleza das ações cotidianas. Ao perceber as múltiplas temporalidades no cotidiano escolar, pode-se repensar a lógica da organização curricular e diversificar o currículo, pesquisando outras formas de possibilitar a aprendizagem às crianças, de problematizar a lógica curricular prescritiva e considerar o currículo como um artefato cultural, como algo que se cria, se faz de forma criativa e que é tecido todos os dias pelas professoras com as crianças nas várias práticas cotidianas na/da/com a escola.

Palavras-chave : Currículo; Temporalidades; Cotidiano; Escola; Educação Infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )