SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Identidades maestros, cargos y crisis de/en enseñanza: efectos de los sentidosEfectos de sentido en la enseñanza de lenguas extranjeras: un gesto de lectura índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

CORACINI, Maria José. Representações de professor: entre o passado e o presente. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.1, pp.132-161. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i1.5635.

Este texto tem por objetivos principais discutir o termo "representação" em várias acepções, principalmente no campo das humanidades, e, em seguida, apresentar algumas imagens ou representações de professor que habitam o profissional, resultantes da análise de um texto publicado na internet. Embora, no final, o autor do texto se revele como não sendo um professor, as imagens que aí se encontram remetem à ideia de que o professor se vê entre o passado e o presente, entre representações "tradicionais", idealizadas, de um profissional que quer educar e instruir seus alunos e representações "pós-modernas" de um profissional que precisa se adaptar ao momento histórico-social em que se encontra, entregando-se às normas da escola e do consumo, entre o sujeito do desejo e o sujeito do imaginário. Adota-se a perspectiva discursivo-desconstrutivista, que assume a análise discursiva, atravessado pela psicanálise lacaniana e a desconstrução.

Palabras clave : Discurso; Desconstrução; Representações; Sujeito; Ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )