SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Brasil 1964, golpe civil militar: lo que queda de eso (aparentemente) pasado ya?Colonización en transamazônica durante el gobierno de Emilio Garrastazu Medici índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SCHWINN, Simone Andrea  y  SCHMIDT, João Pedro. Da ditadura à democracia: a inacabada transição brasileira. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.25-53. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6077.

O Brasil, a exemplo de outros países da América latina, passou por um longo período de privação de liberdades e direitos fundamentais, ao tempo da ditadura civil-militar que se estendeu de 1964 a 1985 e deixou um grande número de vítimas: presos políticos, perseguidos, exilados, mortos e desaparecidos. Passadas três décadas do fim do regime, é possível afirmar que as sequelas daqueles tempos sombrios ainda se fazem sentir, tanto na sociedade quanto nas instituições. O presente trabalho aborda as ambiguidades do processo de transição brasileiro, avalia as consequências da política instituída de não memória e traz elementos para a construção de uma memória de reconciliação com o passado de violações a direitos humanos.

Palabras clave : Democracia; Ditadura; Direito à Memória; Justiça de Transição.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )