SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Brasil 1964, golpe civil militar: o que fica do que (aparentemente) já passou?A colonização na transamazônica durante o governo de Emílio Garrastazu Médici índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SCHWINN, Simone Andrea  e  SCHMIDT, João Pedro. Da ditadura à democracia: a inacabada transição brasileira. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.25-53. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6077.

O Brasil, a exemplo de outros países da América latina, passou por um longo período de privação de liberdades e direitos fundamentais, ao tempo da ditadura civil-militar que se estendeu de 1964 a 1985 e deixou um grande número de vítimas: presos políticos, perseguidos, exilados, mortos e desaparecidos. Passadas três décadas do fim do regime, é possível afirmar que as sequelas daqueles tempos sombrios ainda se fazem sentir, tanto na sociedade quanto nas instituições. O presente trabalho aborda as ambiguidades do processo de transição brasileiro, avalia as consequências da política instituída de não memória e traz elementos para a construção de uma memória de reconciliação com o passado de violações a direitos humanos.

Palavras-chave : Democracia; Ditadura; Direito à Memória; Justiça de Transição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )