SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Da ditadura à democracia: a inacabada transição brasileiraDitadura e educação: conexões a serem ressignificadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

PEREIRA, Airton dos Reis. A colonização na transamazônica durante o governo de Emílio Garrastazu Médici. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.54-77. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6369.

Este texto analisa a colonização às margens da rodovia Transamazônica, no município de São João do Araguaia, no sudeste paraense, durante o governo de Emílio Garrastazu Médici. Nesse município, a referida colonização se efetivou quando as Forças Armadas procuravam reprimir o movimento guerrilheiro dos militantes do PC do B na confluência dos rios Araguaia e Tocantins. Ali, não só os membros da Igreja Católica foram perseguidos, mas muitos trabalhadores rurais foram presos e torturados e/ou obrigados a serem guias do Exército na caça aos guerrilheiros. A partir de 1974, depois do aniquilamento da guerrilha, o INCRA abandonou o projeto de colonização e muitas famílias que haviam chegado de diversas partes do Brasil atraídas pela colonização, não tendo encontrado apoio do INCRA, passaram a ocupar inúmeros imóveis improdutivos com títulos definitivos ou de aforamentos, a começar por aqueles que margeavam a rodovia, causando intensos e prolongados conflitos com fazendeiros, proprietários dessas terras.

Palavras-chave : Colonização na Transamazônica; Repressão; Conflitos de Terra.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )