SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Colonization in transamazônica during the government the Emilio Garrastazu MediciCurriculum model Law 5.692/1971 during military dictatorship for travel of teaching and its implications in teacher training in Brazil and Santa Catarina author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

VIOLA, Solon Eduardo Annes  and  ALBUQUERQUE, Paulo Peixoto de. Ditadura e educação: conexões a serem ressignificadas. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.78-96. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6224.

As quatro últimas décadas do século XX marcaram de forma definitiva o processo educacional brasileiro. Nelas romperam-se os espaços da democracia nacional e uma ditadura militar estruturada sobre os princípios da doutrina nacional estadunidense transformou a sociedade brasileira através da imposição do medo e do discurso da liberdade do mercado. Nos diversos sistemas educativos, o Estado autoritário suprimiu as experiências nacionais de criação de universidades voltadas para a pesquisa enquanto impunha currículos utilitários orientados para a negação da cidadania e a justificativas vazias de justificar a repressão e o discurso antidemocrático. O processo que levou á redemocratização foi composto pela decomposição do crescimento econômico a reorganização da sociedade civil e a participação dos movimentos sociais. No campo da educação surgiram novas alternativas que vão da recuperação de experiências da educação popular a novas atividades de pesquisa. Este texto recupera os pressupostos dos direitos humanos como pilares para a constituição de um processo educativo voltado para a emancipação dos educandos e dos educadores em diálogo com a sociedade.

Keywords : Pedagogia do Medo; Direitos Humanos; Educação Emancipatória.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )