SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2A colonização na transamazônica durante o governo de Emílio Garrastazu MédiciO modelo curricular da Lei 5.692/1971 durante a ditadura militar para o curso de magistério e suas implicações na formação docente no Brasil e em Santa Catarina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

VIOLA, Solon Eduardo Annes  e  ALBUQUERQUE, Paulo Peixoto de. Ditadura e educação: conexões a serem ressignificadas. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.78-96. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6224.

As quatro últimas décadas do século XX marcaram de forma definitiva o processo educacional brasileiro. Nelas romperam-se os espaços da democracia nacional e uma ditadura militar estruturada sobre os princípios da doutrina nacional estadunidense transformou a sociedade brasileira através da imposição do medo e do discurso da liberdade do mercado. Nos diversos sistemas educativos, o Estado autoritário suprimiu as experiências nacionais de criação de universidades voltadas para a pesquisa enquanto impunha currículos utilitários orientados para a negação da cidadania e a justificativas vazias de justificar a repressão e o discurso antidemocrático. O processo que levou á redemocratização foi composto pela decomposição do crescimento econômico a reorganização da sociedade civil e a participação dos movimentos sociais. No campo da educação surgiram novas alternativas que vão da recuperação de experiências da educação popular a novas atividades de pesquisa. Este texto recupera os pressupostos dos direitos humanos como pilares para a constituição de um processo educativo voltado para a emancipação dos educandos e dos educadores em diálogo com a sociedade.

Palavras-chave : Pedagogia do Medo; Direitos Humanos; Educação Emancipatória.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )