SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Proeja transiarte: the construcion of a formative itinerary in Ceilândia DFEducation and boys of education and black girls and underprivileged in Institutions for Orphans (Pernambuco, XIX Century) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

CECHIN, Michelle Brugnera Cruz  and  SILVA, Thaise da. Princesas em discurso: as bonecas personagens da Disney na visão das crianças. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.250-268. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.2503.

Este estudo descreve uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola da rede pública de ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, tendo como foco os discursos de crianças sobre as bonecas princesas da Disney. O objetivo é compreender como esse grupo de crianças abordou a identidade de gênero e as diferenças culturais representadas por essas personagens. As princesas apresentam um modelo de identidade e comportamento de gênero a ser seguido pelas crianças em filmes, jogos, livros e bonecas. Quando as crianças brincaram com essas bonecas, confirmaram, desafiaram e transformaram a pedagogia de gênero ensinada por essas personagens, que assumiram papéis de liderança nas brincadeiras entre pares na sala de aula. A oportunidade de brincar e refletir sobre esses brinquedos permitiu novas possibilidades de pensar modos distintos de subjetivação.

Keywords : Infância; Brincar; Relações de Gênero; Análise do Discurso; Cultura de Pares.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )