SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Proeja transiarte: la construcción de un itinerario formativo en Ceilândia DFEducación y niños de educación y niñas y negro desfavorecidos en Instituciones de Huérfanos (Pernambuco, Siglo XIX) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

CECHIN, Michelle Brugnera Cruz  y  SILVA, Thaise da. Princesas em discurso: as bonecas personagens da Disney na visão das crianças. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.250-268. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.2503.

Este estudo descreve uma pesquisa qualitativa realizada em uma escola da rede pública de ensino de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, tendo como foco os discursos de crianças sobre as bonecas princesas da Disney. O objetivo é compreender como esse grupo de crianças abordou a identidade de gênero e as diferenças culturais representadas por essas personagens. As princesas apresentam um modelo de identidade e comportamento de gênero a ser seguido pelas crianças em filmes, jogos, livros e bonecas. Quando as crianças brincaram com essas bonecas, confirmaram, desafiaram e transformaram a pedagogia de gênero ensinada por essas personagens, que assumiram papéis de liderança nas brincadeiras entre pares na sala de aula. A oportunidade de brincar e refletir sobre esses brinquedos permitiu novas possibilidades de pensar modos distintos de subjetivação.

Palabras clave : Infância; Brincar; Relações de Gênero; Análise do Discurso; Cultura de Pares.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )