SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Princesas em discurso: as bonecas personagens da Disney na visão das criançasInterdisciplinaridade: sua presença nas diretrizes curriculares estaduais do paraná e em livros didáticos de ciências, ensino religioso e história índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

ARANTES, Adlene Silva. Educação e instrução de meninos e meninas negras e desvalidas em Instituições para Órfãos (Pernambuco, Século XIX). Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.269-294. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.3151.

Este estudo que é parte de uma pesquisa mais ampla que se propôs a compreender a educação para as crianças desvalidas em instituições para órfãos que funcionaram na Província de Pernambuco ao longo do século XIX. Utilizamos como fontes legislação da instrução pública; ofícios e relatórios da Presidência da Província e das instituições orfanológicas. A pesquisa foi norteada teórica e metodologicamente pelos estudos da História Social da Infância. O tratamento dado às crianças no interior das instituições poderia variar de acordo com o gênero e a raça. Os meninos "incorrigíveis" poderiam ser encaminhados à Marinha e ao Exército como castigo. Para as meninas "insubordinadas" os hospitais eram os lugares de destino. Os prêmios poderiam ser livros e objetos de ensino, medalhas e valores em dinheiro ou lugares de destaque nas aulas, segundo o professor julgasse necessário. As meninas bem comportadas ainda poderiam ser professoras, trabalhar em casas de famílias ou se casarem.

Palavras-chave : História da Educação; Pernambuco; Meninos e Meninas Negras e Desvalidas; Instituições para Órfãos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )