SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Education and boys of education and black girls and underprivileged in Institutions for Orphans (Pernambuco, XIX Century) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Reflexão e Ação

On-line version ISSN 1982-9949

Abstract

SAUCEDO, Kellys Regina Rodio; PIRES, Elocir Aparecida Corrêa; ENISWELER, Kely Cristina  and  MALACARNE, Vilmar. Interdisciplinaridade: sua presença nas diretrizes curriculares estaduais do paraná e em livros didáticos de ciências, ensino religioso e história. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.295-317. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6076.

A interdisciplinaridade propõe um conjunto de relações entre os conteúdos disciplinares trabalhados nas escolas. Essa condição coloca em dúvida o status de verdade absoluta atribuído a determinadas áreas do conhecimento, evidenciando a necessidade de compreender a produção científica e o movimento histórico em que eles são construídos. Para tanto, este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o conteúdo 'origem da vida' e se este estabelece relações interdisciplinares, conforme as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, em sua apresentação nos livros didáticos de Ciências, Ensino Religioso e História. A intenção foi verificar qual a ênfase dada pelo mesmo conteúdo nessas três áreas do conhecimento, em saberes que envolvem a compreensão científica, histórica e religiosa, em um único tema. A seleção dos livros didáticos foi orientada de acordo com a reserva técnica disponibilizada pelo Estado do Paraná para as escolas do Núcleo Regional de Educação de Cascavel-PR. Foram analisadas duas coleções de Ciências, um Caderno Pedagógico de Ensino Religioso, duas coleções de História, direcionados para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e as Diretrizes Curriculares das respectivas disciplinas. Os resultados da investigação indicaram a necessidade de aprofundar os trabalhos interdisciplinares aproximando o conhecimento cultural do conhecimento científico, com vistas a promover reflexões sobre a diversidade cultural brasileira e sua valoração nos conteúdos básicos do Ensino Fundamental.

Keywords : Interdisciplinaridade; Ciências; Ensino Religioso; História.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )