SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Educação e instrução de meninos e meninas negras e desvalidas em Instituições para Órfãos (Pernambuco, Século XIX) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Reflexão e Ação

versão On-line ISSN 1982-9949

Resumo

SAUCEDO, Kellys Regina Rodio; PIRES, Elocir Aparecida Corrêa; ENISWELER, Kely Cristina  e  MALACARNE, Vilmar. Interdisciplinaridade: sua presença nas diretrizes curriculares estaduais do paraná e em livros didáticos de ciências, ensino religioso e história. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.2, pp.295-317. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i2.6076.

A interdisciplinaridade propõe um conjunto de relações entre os conteúdos disciplinares trabalhados nas escolas. Essa condição coloca em dúvida o status de verdade absoluta atribuído a determinadas áreas do conhecimento, evidenciando a necessidade de compreender a produção científica e o movimento histórico em que eles são construídos. Para tanto, este artigo apresenta os resultados de uma investigação sobre o conteúdo 'origem da vida' e se este estabelece relações interdisciplinares, conforme as Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná, em sua apresentação nos livros didáticos de Ciências, Ensino Religioso e História. A intenção foi verificar qual a ênfase dada pelo mesmo conteúdo nessas três áreas do conhecimento, em saberes que envolvem a compreensão científica, histórica e religiosa, em um único tema. A seleção dos livros didáticos foi orientada de acordo com a reserva técnica disponibilizada pelo Estado do Paraná para as escolas do Núcleo Regional de Educação de Cascavel-PR. Foram analisadas duas coleções de Ciências, um Caderno Pedagógico de Ensino Religioso, duas coleções de História, direcionados para os 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e as Diretrizes Curriculares das respectivas disciplinas. Os resultados da investigação indicaram a necessidade de aprofundar os trabalhos interdisciplinares aproximando o conhecimento cultural do conhecimento científico, com vistas a promover reflexões sobre a diversidade cultural brasileira e sua valoração nos conteúdos básicos do Ensino Fundamental.

Palavras-chave : Interdisciplinaridade; Ciências; Ensino Religioso; História.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )