SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Asignatura de libras: ¿lo que las investigaciones académicas dicen sobre su inserción en la educación superior?Lectura de imágenes en arte: una mirada para la educación de sordos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Reflexão e Ação

versión On-line ISSN 1982-9949

Resumen

SANTOS, Glaucia Ferreira Dias dos; LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de  y  ALMEIDA, Djair Lázaro de. O ensino do português como segunda língua para surdos: estratégias didáticas. Rev. Reflex [online]. 2015, vol.23, n.3, pp.30-57. ISSN 1982-9949.  https://doi.org/10.17058/rea.v23i3.6033.

Historicamente, as dificuldades do aluno surdo em relação à aprendizagem da leitura e da escrita foram atribuídas a causas inerentes à surdez. Porém, atualmente, se tem o conhecimento de que essas dificuldades ocorrem por não se levar em consideração, durante o processo de ensino e de aprendizagem, de suas especificidades linguísticas. Dessa forma, a grande maioria dos surdos, jovens e adultos, não tiveram uma escolarização que respeitasse tais especificidades. Diante disso, este trabalho objetiva descrever e analisar estratégias pedagógicas para o ensino de português escrito como segunda língua, a partir da construção de conhecimentos em Libras, em oficinas para alunos surdos egressos das etapas de alfabetização da educação básica. As atividades das oficinas foram documentadas por meio de vídeo-gravações e de registro em diários de campo. Fundamentado nos pressupostos teóricos da abordagem histórico-cultural, o presente estudo focalizou a importância das relações entre pesquisadores e participantes surdos propiciadas pela linguagem, constituindo-se em espaço de comunicação, de formação e de constituição de sujeitos. Os resultados indicam que o uso de Libras como língua de instrução nesses espaços é fundamental para a construção de conceitos e para a aquisição de conhecimentos em leitura e escrita, assim como didáticas apropriadas e embasadas em recursos imagéticos favorecem as trocas dialógicas, facilitando a compreensão pelos sujeitos surdos.

Palabras clave : Língua Portuguesa para Surdos; Estratégia Didática; Abordagem Bilíngue.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )